Xtreme Eras - Blog

Entenda como a alimentação afeta sua saúde auditiva

Profissionais que trabalham com aúdio como músicos e técnicos de som precisam ter uma atenção especial à saúde auditiva. Mas, além do cuidado com a exposição a ruídos altos, você sabia que a alimentação também influencia, e muito, na saúde dos seus ouvidos? 

Isso porque o ouvido interno é muito suscetível às alterações metabólicas. Os vasos sanguíneos responsáveis pela oxigenação do ouvido, por exemplo, são extremamente finos, e o excesso de gorduras ou a pressão alta podem atrapalhar a oxigenação no local. Além disso, doenças como a diabetes tipo 2 e a hipertensão reduzem a atividade cerebral, responsável pela transmissão dos estímulos sonoros captados pelas células nervosas.

Um estudo publicado pela revista Journal of Nutrition concluiu que uma dieta saudável pode reduzir em até 30% o risco de perdas auditivas em mulheres. 

Um outro estudo, dessa vez da Universidade da Flórida, mostrou que pessoas que sofrem de alta exposição a ruídos mas mantém uma alimentação regrada apresentam a mesma qualidade auditiva de pessoas que vivem em ambientes mais silenciosos mas abusam de itens poucos saudáveis como açúcares, sal e gordura. 

Alimentos amigos dos ouvidos

Frutas: Os pigmentos de algumas frutas como os carotenóides do mamão e da laranja são conhecidos protetores dos ouvidos. Além disso, as vitaminas presentes nas frutas e vegetais, como as vitaminas A, C e E auxiliam na restauração da audição. O potássio da banana auxilia na transmissão de impulsos nervosos.

Peixes: Os peixes são ricos em ômega 3, assim como as nozes e a chia. Essa gordura benéfica possui propriedades anti-inflamatórias, além de melhorar a circulação na cóclea, responsável por transformar os sinais sonoros em neurais.

Oleaginosas: São ricas em zinco, mineral que favorece o sistema nervoso. 

Folhas verdes-escuras: São ricas em ácido fólico, conhecido por reduzir a perda auditiva em idosos.

Água: A água auxilia na nutrição das células do ouvido e também melhora a circulação no local. Além disso, a o sistema auditivo é banhado por um líquido que contém água na sua composição.

Alimentos inimigos dos ouvidos

Sal: O sódio faz parte dos minerais que banham as células sensoriais, mas, em grandes quantidades, pode desequilibrar o sistema. Além disso, é um dos principais responsáveis pela hipertensão.

Açúcar: O excesso de açúcar estimula a produção de insulina que afeta a regulação dos íons presentes no ouvido interno. Além disso, a diabetes tipo 2 afeta o bom funcionamento do cérebro. 

Gorduras: A gordura afeta a irrigação sanguínea do ouvido interno. 

Álcool: Pois é! O álcool causa a desidratação e também é um conhecido vasoconstritor, sendo que ambos atrapalham a irrigação sanguínea do aparelho auditivo. Ele também aumenta a pressão interna prejudicando as células sensoriais.

Cigarros: Isso mesmo! Além de prejudicar os pulmões e a voz, o tabaco do cigarro também tem propriedades vasoconstritoras assim como o álcool. 

Além dos cuidados com a alimentação, uma vida saudável, com prática frequente de atividades físicas e sono regulado também é uma grande aliada dos ouvidos. Cuide-se!!