Xtreme Gamers

Mitos e verdades sobre os melhores fones para gamers

Os headsets, também conhecidos como fones concha, são, muitas vezes,   fones para gamers. Isso porque, eles possuem uma certa vedação aos ruídos externos e todo jogador que se preze quer sentir que está, literalmente, dentro do jogo. No entanto, perder a noção do tempo é bem comum e, nesse ponto, o uso dos headsets pode se tornar incômodo e cansativo, já que eles são pesados e esquentam as orelhas.

Se você não quer dar um BBL (Be Back Later), o famoso volto mais tarde, só porque o seu fone está incomodando e não abre mão da imersão sonora na hora de jogar, saiba que você pode ter tudo isso, em um nível muito mais hard, com outros tipos de fone. Confira!

Melhores fones para gamers – muito além dos headsets

Você já sabe o quanto poder contar com uma tecnologia hi-end faz diferença para sua performance e experiência dentro do jogo, agora imagine levar isso também para a experiência sonora? Não, não se trata apenas de estar imerso no jogo, significa poder ouvir as diferentes faixas de frequência sonora com riqueza, clareza e alta fidelidade.

E sabe aquela sensação de vedação que uma concha com o design perfeito proporciona à sua experiência auditiva? Agora imagine se o fone pudesse ser feito sob medida, seguindo exatamente o formato do seu canal auditivo? Curioso para saber como isso funciona? Segue o jogo que a gente te conta!

Conheça as vantagens que tornam os fones in ears dignos de entrarem para o ranking dos melhores fones para gamers

Do universo da música profissional para sua completa imersão e conforto

Os fones in ears nasceram da necessidade de músicos profissionais de conseguirem ouvir com perfeição os instrumentos e a voz. Por isso, também ficaram muito conhecidos como retorno de palco.

 Mas o que realmente os define é o fato de eles serem intra-auriculares, ou seja, eles são inseridos no ouvido, garantindo uma vedação perfeita. Dessa forma, os ruídos externos são bloqueados e você tem um isolamento acústico bem mais eficiente.

Além disso, por se encaixarem perfeitamente aos ouvidos e serem pequenos, o que os tornam também confortáveis, eles são excelentes para quem não abre mão da mobilidade.

Entre os fones in ears, há duas modalidades: os universais e os moldados. Os universais possuem uma ponteira macia, que se adapta a cada tipo de orelha, garantindo vedação perfeita e total conforto. Já os moldados vão um pouco além no quesito personalização. Como o nome sugere, eles são moldados de acordo com o exato formato da sua orelha e do seu canal auditivo. Para isso, é preciso tirar o molde junto a uma fonoaudióloga (veja aqui como funciona).

Ou seja, você tem um combo de benefícios: um aparelho extremamente confortável de usar pela sua excelente vedação e ajuste ao ouvido, o que também lhe garante uma imersão sonora totalmente diferenciada, por vedar os ruídos externos, além da qualidade diferenciada na condução do som até o seu canal auditivo devido às diferentes tecnologias de ponta, como você verá a seguir.

No final, você terá um fone pra chamar de seu (e somente seu!), garantindo, além da imersão sonora perfeita, um conforto que só algo feito sob medida pra você pode  . 

Tecnologia Hi-Fi e Hi-End para alta fidelidade e espacialidade sonora

E que tal entrar para o high level da experiência sonora do jogo? Além da vedação aos ruídos externos e o encaixe perfeito dos fones à sua orelha, o uso de tecnologia hi-end permite um fone hi-fi que, com certeza, vai te levar a outro nível.

Os fones in ears nasceram da necessidade de músicos profissionais de conseguirem ouvir com perfeição os instrumentos e a voz. Por isso, também ficaram muito conhecidos como retorno de palco. Ou seja, eles têm como grande diferencial a qualidade sonora e a perfeita imersão, reproduzindo com qualidade e alta fidelidade as diferentes faixas sonoras, graças à diversidade de tecnologias dos receptores, que são a peça principal dos fones – mais um ponto para esse tipo de aparelho estar entre os melhores fones de ouvido para gamers. Também conhecidos como drivers, essas peças funcionam como minis alto falantes que recebem e conduzem o som até o ouvido. Afinal, não adiantaria ter um encaixe perfeito no seu ouvido para receber um som distorcido ou poluído.

Qual a tecnologia por trás dos melhores fones de ouvido para gamers?

Agora que você já conhece a importância dos drives no seu fone de ouvido, é hora de saber quais as tecnologias que estão por trás da alta performance do seu fone.

Uma linha de fones in ears é dotada de receptores de armadura balanceada, capazes de reproduzir com alta definição determinada faixa de frequência sonora. Para oferecer um conjunto sonoro completo, há fones que utilizam diversos drivers, separados por vias (crossovers), sendo cada uma delas responsável por conduzir determinada frequência sonora ao canal auditivo. Só para você ter uma ideia, a linha XE/PRO, por exemplo, tem fones com até 12 drivers!

A outra linha de fones in ears inclui as opções dotadas de drivers dinâmicos, que é a mesma tecnologia usada, por exemplo, em fones de ouvido tipo concha. Portanto, são projetados para reproduzir todas as faixas de frequência sonora, sem fazer distinção entre elas. Por isso, e também por não terem as frequências separadas por diferentes vias, o som parece mais natural. No entanto, pela própria natureza do seu movimento mecânico para reprodução do som, que produz certa ventilação, os graves soam com melhor desempenho. É o caso do fone in ears para gamers Xtreme Stage, que conta com um driver dinâmico.

Atualmente, já há opção que une dois drivers dinâmicos em um só fone. Um exemplo é o Xtreme DUO. Um drive traz um som com excelente resposta dos tons graves, enquanto o outro está voltado para a naturalidade das médias e altas frequências. No entanto, por serem os dois drivers dinâmicos, os sons graves acabam sendo mais cheios e aveludados, sobressaindo-se em relação aos médios e agudos. Ou seja, você tem a fidelidade dos sons nem tão graves e nem tão agudos, mas tem uma riqueza de punch dos graves, especialmente para fazer a diferença naqueles momentos decisivos do jogo.

Tecnologias integradas

Com o avanço da tecnologia já é possível integrar as duas soluções em drivers. O Xtreme Hybrid une a precisão dos receptores de armadura balanceada, reconhecidamente superiores nos detalhes e na nitidez, especialmente nas médias e altas frequências, à naturalidade dos receptores dinâmicos, que respondem bem às baixas frequências (os graves). Ou seja, você tem o driver dinâmico que, pela sua própria característica, destaca os graves, mas tem também o driver de armadura balanceada que prioriza os agudos, resultando em um som mais equilibrado, mas com as frequências médias e agudas muito bem definidas e marcadas.

Um fone pra chamar de seu

Como você já viu, só os fones in ears podem te dar um fone verdadeiramente customizado, de acordo com o formato único da sua orelha e canal auditivo, com as opções moldadas. Tanto o Xtreme Duo, quanto o Xtreme Hybrid, além de ter sua versão própria para gamers, com microfone acoplado, são feitos sob medida.

Mas também é possível ter uma melhor relação custo x benefício com os fones in ears universais, como o Xtreme Stage, sem abrir mão do conforto e muito menos do desempenho. Isso porque, embora os universais não sejam feitos com base no molde da sua orelha, eles possuem uma ponteira flexível que se adapta, fazendo com que o fone se encaixe confortavelmente. Ou seja, o jogo é seu!

E aí, pronto pra passar de fase? Então, GG!

Xtreme Gamers