O que é o zumbido auditivo?

Zumbido Auditivo causas e tratamento

Zumbido auditivo é um sintoma que alguma coisa no nosso corpo não vai bem. E esse desconforto é um sinal de sofrimento das nossas células auditivas ou do nosso sistema auditivo central. As causas desse sintoma são diversas, explica a fonoaudióloga da Fopi, , Aline Albuquerque Morais, parceiros na fabricação dos fones in ear da Xtreme Ears.

“Existem pessoas que tem o zumbido auditivo por se tratar de um problema metabólico, mudanças hormonais, excesso de açúcar, excesso de café, menopausa, entre outros que ocorrem sem a perda de audição. Mas, na maioria das vezes, o zumbido é um sinal de problema na audição, seja pela exposição à níveis elevados de intensidade sonora ou doenças que acometem o sistema auditivo causando esse barulho incômodo”, declara.

Entre as teorias que causam o zumbido auditivo, a mais aceita, segundo a fonoaudióloga, é que a parte de seu ouvido interno não está recebendo o estímulo correto e com isso o sistema auditivo gera um som fantasma pra compensar essa ausência de estímulo. Os estudos na área mostram que pessoas com zumbido auditivo apresentam uma hiperatividade cerebral em regiões do córtex auditivo.

Se você está sofrendo com algum zumbido auditivo, a recomendação é que a causa desse sintoma seja investigado para que o tratamento seja mais efetivo. Então, consulte um otorrinolaringologista, que certamente solicitará um exame audiométrico para verificar se há uma perda de audição ou não. Se a perda de audição for constatada o próximo passo é a consulta com um fonoaudiólogo que é o profissional que vai cuidar do tratamento da perda auditiva.

A audiometria avalia como está a audição e se existe algum dano, analisando a frequência e a intensidade do som ouvido. “O teste é recomendado para quem trabalha em ambientes barulhentos como fábricas, músicos, técnicos de som. Ele não é o único teste que pode ser feito, mas pode ser considerado a avaliação inicial no caso de detecção de alguma perda auditiva”, de acordo com Aline.

Outra informação importante sobre os zumbidos é que ele é qualquer anomalia sonora que escutamos, pode ser um apito, o barulho do mar, um chiado e nem sempre será possível identificar o problema de saúde que está causando o zumbido, mas sempre há opções de tratamento. o sintoma de qual doença que o zumbido pertence.