Entenda a importância do monitor ou monitoração de retorno e a eficiente opção do uso de fone de ouvido in ear para essa função
Quando falamos de som de retorno no palco, no Brasil, a primeira pessoa que nos vêm a mente, é claro, é o grande Tim Maia (1942-1998), com sua constante reclamação: “produção, cadê o retorno”?
Para falarmos sobre o que é fone de retorno, o blog da Xtreme Ears vai discutir, primeiramente, um pouco sobre o conceito de monitor de retorno.
Durante uma apresentação, a plateia pode até não perceber, mas em cima do palco, o que acontece é uma junção bastante intensa de ritmos, sons, instrumentos e timbres, sem contar o som da própria plateia que também retorna ao palco!
Se os músicos, tanto o vocalista quanto os demais integrantes da apresentação, não estiverem recebendo uma versão fiel do que está sendo executado, é bem provável que tenham dificuldade em sincronizar o tempo e a condução da canção como um todo. Para sanar esse problema, existe o monitor de palco.
De forma resumida, tratam-se de caixas de som que “retornam” o que está sendo tocado aos músicos. As caixas de retorno são posicionadas de frente para o palco, e não para a plateia, como as caixas normais.
Esse recurso traz fidelidade ao artista, que recebe uma versão mais precisa do que está sendo executado, sem os ruídos, reverberações e distorções que seriam sentidos se esse som estivesse vindo apenas das caixas viradas para o público.
E se ao invés de monitores de palco, o som produzido estivesse concentrado em um potente fone de retorno in ear? Essa é uma prática adotada pelos músicos profissionais: a utilização de fones de ouvido in ear, ou seja, intra-auriculares, para reproduzir com fidelidade e vedação de ruídos todo o som de retorno.
De forma resumida: com o fone de retorno in ear você consegue ouvir o seu som e também o produzido pelo resto da banda. Tudo isso num dispositivo que cabe na palma da sua mão, e cuja mixagem pode ser feita previamente e não depende em nada do tipo de ambiente em que o show será realizado.
Leia também: Por que os fones in ear são os preferidos dos músicos profissionais?
O fone in ear Xtreme Ears é um recurso muito eficiente para o monitoramento no palco, ou seja, o acompanhamento do que está sendo executado, para que o desempenho do músico no palco seja perfeito. Para as duplas sertanejas, esse recurso é praticamente obrigatório. Ao cantar suas músicas, que muitas vezes são repletas de arranjos vocais, é necessário que os artistas estejam plenamente conectados com a banda.
Para os bateristas, os fones in ear são uma verdadeira salvação, profissionais expostos a altíssimos níveis de pressão sonora em suas apresentações, e geralmente, situados no fundo do palco, tem grandes dificuldades com caixas de retorno tradicionais, e correm mais risco de perda auditiva. Inclusive, o primeiro fone in ear customizado, usado como retorno de palco, nasceu da solicitação do baterista do Van Halen (Alex Van Halen), que solicitou a David Harvey, seu, então, técnico de som, algo que resolvesse o problema de um palco muito barulhento.
Conheça a linha completa de fones in ear personalizados e universais no site da Xtreme Ears e compre diretamente na nossa loja.
Entre músicos profissionais do mais alto calibre do show business brasileiro, a chancela dos produtos Xtreme Ears dispensam apresentação. Marca presente entre os grandes nomes da música, essa tecnologia pode estar, também, ao seu alcance.
Preparamos um Quiz especialmente pra você descobrir o fone in ear ideal, que vai fazer a diferença no seu som. Clique aqui e faça o Quiz.