Design Sem Nome (23)

O que é fone de retorno e para que serve?

Entenda a importância do monitor ou monitoração de retorno e a eficiente opção do uso de fone de ouvido intra-auricular para essa função

 Quando falamos de som de retorno no palco, no Brasil, a primeira pessoa que nos vêm a mente, é claro, é o grande Tim Maia (1942-1998), com sua constante reclamação: “produção, cadê o retorno”?

Para falarmos sobre o que é fone de retorno, o blog da Xtreme Ears vai discutir, primeiramente, um pouco sobre o conceito de monitor de retorno.

O que é monitor de retorno no palco

Durante uma apresentação, a plateia pode até não perceber, mas em cima do palco, o que acontece é uma junção bastante intensa de ritmos, sons, instrumentos e timbres, sem contar o som da própria plateia que também retorna ao palco!

Se os músicos, tanto o vocalista quanto os demais integrantes da apresentação, não estiverem recebendo uma versão fiel do que está sendo executado, é bem provável que tenham dificuldade em sincronizar o tempo e a condução da canção como um todo.

Para sanar esse problema, existe o monitor de palco.

De forma resumida, tratam-se de caixas de som que “retornam” o que está sendo tocado aos músicos. As caixas de retorno são posicionadas de frente para o palco, e não para a plateia, como as caixas normais.

Esse recurso traz fidelidade ao artista, que recebe uma versão mais precisa do que está sendo executado, sem os ruídos, reverberações e distorções que seriam sentidos se esse som estivesse vindo apenas das caixas viradas para o público.

O que é fone de retorno

E se ao invés de monitores de palco, o som produzido estivesse concentrado em um potente fone de retorno?

Essa é uma prática adotada pelos músicos profissionais: a utilização de fones de ouvido In Ear, ou seja, intra-auriculares, para reproduzir com fidelidade e vedação de ruídos todo o som de retorno.

De forma resumida: com o fone de retorno você consegue ouvir o seu som e também o produzido pelo resto da banda. Tudo isso num dispositivo que cabe na palma da sua mão, e cuja mixagem pode ser feita previamente e não depende em nada do tipo de ambiente em que o show será realizado.

Leia também: Por que os fones In Ear são os preferidos dos músicos profissionais?

 

Para que serve o fone de retorno

O fone de retorno Xtreme Ears e faça seu som do seu jeito!é um recurso muito eficiente para o monitoramento In Ear, ou seja, o acompanhamento do que está sendo executado, para que o desempenho do músico no palco seja perfeito. Para as duplas sertanejas, esse recurso é praticamente obrigatório. Ao cantar suas músicas, que muitas vezes são repletas de arranjos vocais, é necessário que os artistas estejam plenamente conectados com a banda.

 

Para os bateristas, os retornos inEar são uma verdadeira salvação, profissionais expostos a altíssimos níveis de pressão sonora em suas apresentações, e geralmente, situados no fundo do palco, tem grandes dificuldades com caixas de retorno tradicionais, e correm mais risco de perda auditiva. Inclusive, o primeiro fone inEar customizado, usado como retorno de palco, nasceu da solicitação do baterista do Van Halen (Alex Van Halen), que solicitou a David Harvey, seu, então, técnico de som, algo que resolvesse o problema de um palco muito barulhento!

Conheça a linha completa de fones de ouvido In-Ear universais no site da Xtreme Ears.

 

Escolha a Xtreme Ears e faça seu som do seu jeito!

Entre músicos profissionais do mais alto calibre do show business brasileiro, a chancela dos produtos Xtreme Ears dispensam apresentação.

Marca presente entre os grandes nomes da música, essa tecnologia pode estar, também, ao seu alcance.

Entre agora mesmo no site da Xtreme Ears e conheça toda a linha de fones de ouvido e monitores In Ear que vão fazer a diferença no seu som!